24 de novembro de 2014

Ano Luz: conheça bandas com mesmo nome que vieram depois.


 Fran Dias, vocalista d' A CHAVE DO SOL entre 1984 - 1985, gravando o EP "Anjo Rebelde", teve uma outra banda chamada ANO LUZ. Grupo anterior ao que o eternizou,  o ANO LUZ encerrou atividades sem deixar registro oficial, voltando a  ser falada entre os rockers nos anos 2000, quando o vídeo de "Estrelas (Testemunhas Inválidas)" ganhou destaque no youtube. A demanda pelo conjunto foi tal que o único EP gravado pela banda foi liberado para download gratuito e existe o projeto de recuperação de um bootleg registrado no Teatro Lira Paulistana na fase final do ANO LUZ.

Porém há muito mais sobre o que falar desse grupo seminal que só teve um ano de duração. Uma curiosidade impressionante, é que, até onde apuramos, existiram duas outras bandas brasileiras chamadas ANO LUZ!!! Vamos as conhecer!

O ANO LUZ DA NOVELA.



O primeiro homônimo do ANO LUZ (de Heavy Metal), é uma banda de Pop Romântico, que era fez parte da trilha sonora nacional da rede globo TRANSAS & CARETAS.  O disco que registra as músicas do programa ainda incluía entre ícones da MPB, nomes bem conhecidos dos roqueiros como HERVA DOCE e ULTRAJE À RIGOR. Não obstante os músicos do homônimo serem bem competentes e produzidos, sumiram tão logo a novela global saiu do ar; nos dando a entender que eles começaram depois do ANO LUZ "metal" e encerraram as atividades antes.



Ainda no pique do sucesso que foi TRANSAS & CARETAS (cujo enredo incluí uma mãe que faz uma cirurgia que a rejuvelhece 20 anos tetando se aproximar dos filhos; um que é todo moderninho e outro que é monarquista e possuí uma escrava -- ??!?!?), o "Ano Luz da novela" lançou um compacto simples com as músicas "Eterno" e "Realegrar" antes de desaparecer.

Confira a faixa "Eterno":
http://www.mediafire.com/?3npe82d40u33wsd


A ALIANÇA DOS TEMPOS

Um edição especial da revista Show Bizz chamada "Heavy", do começo de 1987 e que falava sobre o final do ano anterior, registrou o segundo homônimo do ANO LUZ. Reparando o destacado na imagem abaixo, lesse que o ANO LUZ tocou com o GOLPE DE ESTADO e HARPPIA com o Percy nos vocais... mas espere! Quando o ANO LUZ acabou, ao final de 1984, a primeira banda ainda nem existia e o Harppia ainda se chamava AEROMETAL. O texto ainda gerava confusão pois esse ANO LUZ fazia uma "ópera Hard Rock" e assim como o verdadeiro, também tocou na Praça do Rock.




Infelizmente, a curtíssima resenha não dá informações de quem eram os músicos desse ANO LUZ e qual seria o estilo de Rock Pesado deles. Tal conhecimento só pode ser obtido por meio de uma nota encontrada na edição número 24 da Revista Rock Brigade, de 1987. Pela leitura desta, concluímos que o terceiro ANO LUZ foi formado por músicos desconhecidos (exceto pelo tecladista), que acabou sem registro fonográfico. Ainda que o grupo tenha se apresentado na Praça do Rock e feito uma temporada enorme, 07 shows, no Centro Cultural de São Paulo (lugares grandes), parece que as únicas lembranças registradas da banda estão em quem esteve nesses shows e nas linhas que apresentamos escaneadas.

























E sim, o tecladista, Fábio Ribeiro, é o mesmo que posteriormente faria parte da fase final d' A CHAVE DO SOL, quando o grupo se chamava A CHAVE, antes de conhecer fama e reconhecimento no ANGRA.

Pedimos ajuda de quem possuir material ou qualquer informação adicional sobre essas bandas, pois o propósito é sempre fazer crescer o acervo acerca do Rock Pesado brasileiro.

Encerramos aqui nossa viagem por essas curiosidades acerca do ANO LUZ. Espero que todos tenham apreciado o passeio!

Nota do autor: é impossível existir, ou haver existido, qualquer outro grupo chamado A CHAVE DO SOL. Seria muita coincidência descobrimos homônimos de um nome tão original e diferente (e com exposição muito maior).

2 comentários:

  1. Meus amigos, a segunda banda Ano Luz referida no post é a bandaça PROG III MILÊNIO que lançou o super clássico álbum “Aliança Dos Tempos – Ato I: Tawan" (1990).

    ResponderExcluir
  2. Olá, sou o Gil Vieira, Guitarrista e fundador junto com Aron Shade das duas bandas em São Paulo, ANO LUZ e depois mudando o nome para III MILÊNIO. Gravamos a Ópera-Rock "Aliança dos tempos" que foi lançada em 1990 pelo sêlo Rock Forever. Mais informações, meu mail é: gilguitar2215@hotmail.com
    Abraços e obrigado pela citação!

    ResponderExcluir