8 de março de 2013

Segunda, e última, demo inédita de 1986 é liberada.

A CHAVE DO SOL na época da segunda demo de 1986, foto tirada às cercanias do Jardim Lusitano em São Paulo/SP.
Com um compacto e um EP lançado, A CHAVE DO SOL, quase completando um ano desde sua última mudança de formação, começou a preparar outro material que pudesse projetar o som e a levar a outros níveis de popularidade. A cada disco que saia, a banda fletava com outro estilo musical, dentro de seu Hard Rock característico; fruto das influências desenvolvidas pelo núcleo básico de Rubens Gióia, Luiz Domingues e Zé Luis Dinola, acrescidas das trazidas pelos músicos que passaram a fazer parte da banda. Se a primeira demo-tape que o grupo lançou em 1986 (já disponibilizada no blog) fazia quase que uma ponte perfeita entre o EP gravado com o vocalista Fran e o LP "The Key", nessa segunda fita, a sonoridade deste último disco se faz ainda mais marcante.

Além do som passar a fletar mais com um estilo de Hard Rock mais radiofônico, exceto pela faixa de abertura, que é bem acelerada, nota-se que o vocalista/guitarrista Beto Cruz passa a prevalecer como compositor em todas as faixas da demo; sendo que algumas não foram escritas por nenhum dos membros-fundadores. Apenas duas músicas inéditas compunham a demo, "Trago Você em meu coração" e "Desiluções"; "O que será de todas as crianças", "Saudade", "Solange" e "Sun City" já estavam na demo registrada em abril do mesmo ano.

Teria a banda acertado então na escolha de regravar esses temas? Eu acredito que sim. A qualidade sonora, proporcionada por mais tempo para gravar e num estúdio com mais canais, resultou num material mais coeso, trabalhado e, de toda maneira, mais agradável de se ouvir. Ainda assim, faço a ressalva que a qualidade da fita não é a de um disco oficial. Muitos erros foram concertados, porém em alguns momentos, à guisa de exemplo, a voz está alta demais em relação aos outros instrumentos, o que enfatiza uma eventual desafinada do cantor. Percebe-se, não obstante a bagagem musical dos membros d' A CHAVE DO SOL, o quão fundamental a figura de um produtor, fosse ele o Luiz Calanca ou o Edu Bianchi, para aparar "aquelas arestas" era.

De todas as canções, somente o sucesso "Sun City" foi registrada oficialmente no LP "The Key". A versão dessa demo é mais parecida com a que ficou mais marcada na memória dos fãs. Nesse sentido, faço parenteses em relação a bateria. Essa demo representa o último "disco completo" gravado pelo membro original Zé Luis Dinola (exceto pela música "Lírio de um pantanal" no "The Key"), que só voltaria a ter registros de estúdio ano passado ao se juntar ao VIOLETA DE OUTONO, então a audição da fita nos proporciona um última contato com suas impressionantes levadas na seção ritmica. Claro que o Ivan Busic, ex-PLATINA e futuro DR. SIN, que o substituiu, é um grande músico, porém de outra escola do rock pesado. As duas músicas novas são mais "leves" em relação aos trabalhos anteriores, evidenciando outra vez a banda que se esforçava por acompanhar as mudanças no cenârio musical. Esse também foi o último material completo d' A CHAVE DO SOL inteiramente cantando em português. Lembro que a última faixa, "Solange", é na verdade um cover da banda ZENITH, da qual o Beto Cruz fez parte, sendo composto em parceria com o guitarrista Dé Vasconcelos.

O resultado final é altamente satisfatório. Após quase 27 anos de sua gravação, cada uma das canções se mantém firme. Ainda que o grupo seguisse um rumo que a distanciasse do Heavy Metal da época, muitos headbangers continuaram a seguir A CHAVE DO SOL, engrossando a fileira dos fiéis fãs da banda. Esse registro é como uma viagem ao bom rock pesado em português de 1986. Não deixe de pegar sua passagem!

Abaixo de cada música, os comentários precisos do baixista Luiz Domingues.

Demo-tape gravada pela banda em outubro de 1986, no estúdio V, em São Paulo. Técnico de som: Rui.

Rubens Gióia - Guitarra e voz
Luiz Domingues - Baixo
Roberto Cruz - Voz
José Luis Dinola - Bateria
 
01 . O que será de todas as crianças? (Gióia/Cruz) 04:15



"Esta versão é praticamente igual à da demo-tape anterior que gravamos no mes de abril, do mesmo ano, 1986. Diferenças sutis no solo do Rubens, uma ou outra frase de baixo e alguma virada de bateria, pode ser, mas não existe diferença radical no arranjo".

02 . Saudade (Gióia/Cruz) 04:44



"O grande diferencial dessa versão em relação à gravada na demo-tape anterior, de abril de 1986, realmente se dá na introdução da canção, onde o nosso guitarrista Rubens Gióia criou um fraseado que gravou em duo, abrindo duas vozes na guitarra. No mais, o arranjo é semelhante e as diferenças mais sutis no campo do audio, baseiam-se na questão de ter sido gravada em 16 canais, num estúdio melhor, com mais tempo de trabalho etc etc".

03 . Trago você em meu coração (Gióia/Cruz/Domingues) 04:30



"Mais uma balada com apêlo Hard-Rock oitentista e com letra romântica do Beto, descrevendo sentimentos de amor. Não é um primor de audio, pois se trata de uma fita demo e tem a agravante de ter ficado armazenada numa fita K7 por muitos anos, mas é importante, mesmo com essa ressalva, para os fãs do trabalho".

04 . Sun City (Gióia/Cruz) 04:29



"Nesta versão de "Sun City", a grande diferença é a economia de repetições do refrão nas partes 1 e 2, o que prevaleceu como arranjo, quando ela foi gravada oficialmente para o LP The Key, em 1987".

05 . Desilusões
(Cruz) 03:23




"Essa balada do Beto foi gravada na segunda demo-tape que gravamos no ano de 1986. Mais uma vez com letra "romântica", tinha uma intenção POP, naturalmente. Ficou engavetada desde então, armazenada numa fita K7, sendo a única versão de estúdio. Nunca foi gravada em disco oficial, posteriormente. Parabéns ao Site Orra Meu por mais um resgate inédito"!!

06 . Solange (Vasconcelos/Cruz) 04:03



"Nesta versão, não existem modificações radicais no arranjo da música, em relação à primeira versão gravada em abril de 1986. Somente o audio tem mais qualidade, por ter sido gravada num estúdio de 16 canais. O Beto fez os solos".

Willba Dissidente, por meio do blog: A CHAVE DO SOL, agradece ao amigo e baixista Luiz Domingues e ao portal Orra Meu (http://orrameu.com) por proporcionarem esse tesouro aos fãs da banda!

Nenhum comentário:

Postar um comentário