25 de dezembro de 2012

Amigos relembram o saudoso Fran

Foi nos últimos dias de 2008. Eu conferia os comentários de meus vídeos no youtube. Acabavam de deixar um na música "Estrelas (Testemunhas Inválidas)" do ANO LUZ. Fiquei estarrecido com o conteúdo do mesmo e daí correi para comunidade A CHAVE DO SOL no orkut e infelizmente confirmei a notícia. O Fran havia falecido no natal do mesmo ano.

Eu começei a gostar d' A CHAVE DO SOL por causa do disco que o Fran gravou. Aquele E.P. é tão bom e significava tanta coisa, que me parecia que eu ia achar bom "qualquer coisa" que o grupo lançasse na sequencia. Anteriormente em 2008, após anos curtindo o "EP da Chave", eu havia descobrido que o Fran havia feito parte do grupo ANO LUZ, que havia acabado sem, então, deixar registros, e que eu montei um vídeo em homenagem; clip esse que passou a se destacar no youtube e foi seguido de muitas outras homenagens.

À época eu não escrevia no Whiplash.net, não existia nosso blog e fiquei triste do falecimento de um músico que eu tanto admirava ter passado em branco, batido e sem alarde. Esse sentimento que me levou nesse aniversário de quatro anos sem o Fran deixar esta singela homenagem.

Fran ao vivo com o ANO LUZ em 1984.
O Fran chamava-se Francisco Alves, nome de um famoso cantor dos anos 1930 e 1940. Sua entrada n' A CHAVE DO SOL, se deu por intermédio do poeta Julio Revoredo. Além dos dois ep's gravados, Fran deixou esposa, dois filhos e uma legião de fãs; todos exclusivamente com coisas boas a falar dele. Confira abaixo:

"Fran era um cara humilde, trabalhador e muito esforçado. Sua voz era de uma potência absurda e a rouquidão natural dava-lhe um diferencial, um autêntico"drive" na garganta. Sua performance de palco era dramática. Tinha um gestual forte e seu olhar fulminava a platéia. Gravou o segundo trabalho da banda, em 1985, o EP sem título que os fãs apelidaram de "Anjo Rebelde", a primeira faixa da bolacha. icou pouco tempo na banda. Entrou no final de dezembro de 1984 e em outubro estava de saída. Curta, porém marcante participação".

(Luiz Domingues, baixista e membro fundador d' A CHAVE DO SOL)

"Ao querido amigo Fran, que esteja descansando em um bom lugar.Ter sido baixista da banda ao lado do Fran foi um privilégio.Quantas vezes o Fran, mesmo com algum problema de saúde ía para o palco e mesmo assim cantava maravilhosamente. Era um profissional acima de tudo. Saudades do amigo que se foi. R.I.P.".

Osvaldo Júnior (baixista do ANO LUZ)

"Sobre o Fran, as principais qualidades dele eram a humildade, carisma e talvez ingenuidade; no bom sentido. Era uma pessoa muito simples e muito talentosa; com um talento natural para musica. Era fácil e proveitoso conviver com ele..."

(Olavo Jafet, guitarrista do ANO LUZ)

"Saudades do Fran!"

(Rubens Gióia, guitarrista e membro fundador d' A CHAVE DO SOL).

"O Fran foi a verdadeira voz d' A CHAVE DO SOL".

(Beto Cruz, vocalista que substituiu o Fran n' A CHAVE DO SOL).

"...estive com o Fran algumas vezes nos anos 80, cantava muito, tinha um vozeirão, voz rouca e potente, grande cara". 

Billy "The Kid" Albuquerque (vocalista da banda MAMMOTH, no orkut)

"... num show ao ar livre no Parque da Aclimação, que eu descobri o vocalista que para mim seria o ideal para A CHAVE DO SOL. Era o show de uma banda chamada "ANO LUZ" e o vocalista, dono de uma voz rouca, potente e metálica, chamava-se Fran. Após o final do show, eu fiz uma sutil abordagem, expliquei-lhe a situação e dias depois ele entrou para A CHAVE DO SOL (...) Fran, aonde voce estiver, um minuto além vamos nos encontrar".

(Julio Revoredo, poeta e letrista das músicas "Ufos" e "Segredos", que foram gravadas no EP de 1985, d' A CHAVE DO SOL e na voz de Fran Alves).

Eu agradeço a todos que me ajudaram a montar esse tributo a uma das melhores vozes do rock pesado brasileiro, e que deixou boas energias e lembranças nas bandas ANO LUZ e A CHAVE DO SOL. Encerro essa homenagens fazendo votos junto ao amigo Luiz Domingues:

"Lá onde ele está agora, deve estar cantando uma letra do poeta Julio Revoredo que eu gosto muito e que num verso diz : "A Humildade é o caminho para a felicidade superior".

2 comentários:

  1. Como É bom encontrar coisas sobre o Fran! Ele me inspira demais a cantar rock... ainda não tenho habilidades iguais às dele, mas a inspiração que ele me trás é algo que me faz querer chegar lá. Desde que ouvi Ano Luz que eu me admirei e amei o som da banda e a naturalidade da voz do Fran. Que ele esteja num lugar maravilhoso...

    ResponderExcluir
  2. Aaah, eu me chamo Luhan Alves... quem sabe um dia meu nome esteja entre as vozes do rock nacional... abraço!

    ResponderExcluir