28 de maio de 2012

Vídeo de fã para a versão oficial de Sun City


Saudações Galera!
Já postei anteriormente a versão demo da clássica Sun City, além do clipe oficial realizado pela tevê Cultura um ano antes do lançamento do disco The Key. Muito antes de saber da existência do citado vídeo oficial, eu já tinha Sun City como um de meus sons favoritos d'A CHAVE DO SOL; afinal a letra do som era um excelente libelo contra o racismo e a ideologia da intolerância racial embalado por um Hard'n'Heavy de primeira cantado em português.

Quando comecei a "editar meus primeiros vídeos", já tinha idéias e imaginava como poderia "desenvolver um clipe para Sun City"... até que, mais ou menos há três anos, eu fui dedicando uma grande parte de meu tempo livre em organização de imagens etc p/ fazer esta idéia acontecer. Clique então na imagem abaixo para conferir minha tentativa de retratar a luta da população negra na África do Sul:



O vídeo mostra imagens históricas e chocantes da população que sobreviveu, mediante à grande organização do movimentos negro, a um Estado opressor e segregacionista no regime vergonhoso do Apartheid. No pré-refrão utilizei imagens de fatos notórios do ano de 1986 (Flashman, passagem do cometa Halley, explosão da Challenger etc) e capas de discos que curto de bandas inglesas lançados no mesmo ano (JUDAS PRIEST - Turbo, MAGNUM - Vigilante, QUEEN - A Kind Of Magic, IRON MAIDEN - Somewhere in time); porém não estou de maneira alguma afirmando que estes tiveram relação com o regime do Apartheid. Além de imagens presentes nos discos da banda, também me vali de outras (revista Metal, Guia do Metal Nacional etc) na concepção deste vídeo.

:: Personagens no vídeo :::

Brasileiros: Tia Josefa e Tia Ciata, Donga (Sr. Ernesto dos Santos).

 Sul-Africanos: Steven Biko, Desmond Tutu, Nelson Mandela, Albert John Mwumbi Luthuli.

Estadunidenses: Chuck Berry e Howlin Wolf.

Tem interesse em Rock/Metal na luta do povo sul-africano? Então confira esses sons!!!

QUIET RIOT - Rise Or Fall.
Artists United Aganist Apartheid (AUAA, criada por STEVEN VAN ZANDT da E STREET BAND) - Ain't Gonna Play Sun City.
PETER GABRIEL - Biko.

*

Nenhum comentário:

Postar um comentário